PUC Minas: excelência refletida em conceitos máximos do MEC

São 65 anos excelência. E qualidade de verdade tem que ser reconhecida e certificada. A PUC Minas foi avaliada com nota 5, conceito máximo, no processo de recredenciamento institucional, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A Universidade foi avaliada em processo composto por diversas etapas necessárias para gerar o Conceito Institucional (CI), que vai de 1 a 5. Para chegar a esse resultado, são avaliados cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Políticas Acadêmicas, Desenvolvimento Institucional, Infraestrutura e Políticas de Gestão. A PUC Minas recebeu a nota máxima em todos os quesitos.

A submissão ao processo avaliativo para obtenção de recredenciamento é um processo necessário para a continuidade da oferta das Instituições de Educação Superior (IES) realizado a casa dez anos, mas, periodicamente, todos os cursos de graduação ofertados por uma IES passam por um processo de avaliação. Nesses casos, o instrumento de avaliação é composto por três dimensões: Organização Didático-pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura. É por meio delas que é calculado o Conceito de Curso (CC).

Entre 2022 e 2023, 18 cursos de graduação da PUC Minas foram avaliados (confira a lista completa abaixo). Seis deles receberam nota 4, conceito que significa “perfil muito bom de qualidade” e 12 receberam nota 5, o conceito máximo, e são considerados excelentes. Esses resultados positivos são importantes não somente para a manutenção das ofertas dos cursos, mas para a manutenção de programas como o Programa Universidade Para Todos (Prouni). É critério também para aumento de vagas. Além disso, o CC fica disponível para a consulta pública no e-MEC, sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil, e demonstra a qualidade do curso e, consequentemente, da Instituição.

Inovação em projetos, laboratórios de ponta, projetos pedagógicos arrojados e políticas acadêmicas são alguns dos motivos que fazem da PUC Minas uma das melhores universidades do Brasil, além da maior universidade católica do mundo. O Pró-reitor de Graduação e também Procurador Institucional da Universidade junto ao MEC, Prof. Eugênio Batista Leite, ressalta que esses ótimos resultados refletem a consonância da PUC Minas às diretrizes curriculares do MEC. “Nós estamos aderindo às propostas de avaliação que o órgão regulador nos pede. Então, nós estamos sendo avaliados e mostrando nossa excelência”, reforça.

Ele também ressalta que essa qualidade extrapola as salas de aula e atinge a comunidade acadêmica e externa por meio da Pesquisa e da Extensão. “Mostra também a nossa excelência nos laboratórios, nas clínicas, no Serviço de Assistência Jurídica (SAJ), entre outros serviços, mostrando também a nossa função social”, pontua.

Todos esses fatores refletem no bom posicionamento dos egressos no mercado de trabalho. “Uma universidade ter notas 4 e 5 significa que ela tem qualidade. E essas notas altas desses cursos facilitam sobremaneira a empregabilidade dos nossos egressos. O modelo de formação da PUC Minas oferta uma educação humanista e de qualidade”, finaliza.

Confira os cursos avaliados:

Campus/UnidadeCursoConceito
Coração EucarísticoEngenharia da Computação4